História

O seu nome surgiu a partir de uma lagoa de água doce da qual todos os habitantes dessa localidade se abasteciam. Daí surgiu o nome de Lagoa Grande.

Lagoa Grande, emancipou-se no dia 16 de junho de 1995 do município de Santa Maria da Boa Vista. Teve como primeiro prefeito Jorge Roberto Garziera.

Tem como atividade principal a fruticultura (especialmente uvas), sendo a principal fonte de renda;além da vinicultura.

Como a produção de uvas e vinhos é pequena, houve a ideia de divulgá-la para que o restante do Brasil e até mesmo outros países passassem a conhece-la melhor. Assim surgiu a Vinhuva Fest,que ocorre na cidade a cada dois anos. Com edições em 1999, 2001, 2003, 2005, 2007 e em 2009 esteve em sua 6ª edição. É através dessa festa que os interessados em uvas e vinhos têm a chance de conhecer mais de perto os produtos desse município, além de firmar negócios e parcerias, promovendo maiores ganhos para a economia do município.

Coordenadas 8° 59′ 49″ S 40° 16′ 19″ O
País Brasil
Unidade federativa Pernambuco
Região metropolitana Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro
Municípios limítrofes Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Dormentes e Santa Cruz, e o Estado da Bahia: Juazeiro e Curaçá.
Distância até a capital 659 km
História
Fundação 1995 (26 anos)
Aniversário 16 de junho
Prefeito(a) Vilmar Cappellaro[1] (MDB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 1 852,186 km²
População total (estatísticas IBGE/2015[3]) 24 757 hab.
Densidade 13,4 hab./km²
Clima Semiárido (BSh)
Altitude 345 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)