A lagoa-grandense Maria Jucilene foi uma das mulheres que chegaram no CEAME, nesta sexta-feira (08), e participou do mutirão da Prefeitura para colocação do DIU, importante instrumento contraceptivo  para o planejamento familiar. A ação foi coordenada pela Secretaria de Saúde e contou com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Governo do Estado, por intermédio da 8º GERES.  “Coloquei o DIU aqui no CEAME de Lagoa Grande e não tive nenhum desconforto. Quero aproveitar para incentivar e convocar todas as mulheres para passar pelo procedimento, e dizer que o mesmo é gratuito”, disse Maria Jucilene.

Durante a ação foram 125 mulheres atendidas. O prefeito Vilmar Cappellaro esteve no local e destacou que o município já oferta o procedimento de implantação do DIU em duas unidades, mas que em breve a ação irá chegar em todos os PSFs. “O planejamento familiar resulta em mais qualidade de vida para as pessoas. Nossos médicos e enfermeiros foram capacitados para a realização desse procedimento e em breve iremos ofertar o serviço em todas as nossas unidades”, frisou o gestor.

A ação foi realizada com a orientação e supervisão de Dr Adriano Tavares, médico ginecologista e cooperador da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). A coordenadora da Atenção à Saúde da 8º GERES, Jackeline Lucena, estava presente na ação supervisionada de inserção de DIU e disse que o mutirão garante acesso e oportunidade das mulheres ao dispositivo intrauterino, um método seguro, eficaz e eficiente como a laqueadura tubária.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support