A lagoa-grandense Maria Jucilene foi uma das mulheres que chegaram no CEAME, nesta sexta-feira (08), e participou do mutirão da Prefeitura para colocação do DIU, importante instrumento contraceptivo  para o planejamento familiar. A ação foi coordenada pela Secretaria de Saúde e contou com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Governo do Estado, por intermédio da 8º GERES.  “Coloquei o DIU aqui no CEAME de Lagoa Grande e não tive nenhum desconforto. Quero aproveitar para incentivar e convocar todas as mulheres para passar pelo procedimento, e dizer que o mesmo é gratuito”, disse Maria Jucilene.

Durante a ação foram 125 mulheres atendidas. O prefeito Vilmar Cappellaro esteve no local e destacou que o município já oferta o procedimento de implantação do DIU em duas unidades, mas que em breve a ação irá chegar em todos os PSFs. “O planejamento familiar resulta em mais qualidade de vida para as pessoas. Nossos médicos e enfermeiros foram capacitados para a realização desse procedimento e em breve iremos ofertar o serviço em todas as nossas unidades”, frisou o gestor.

A ação foi realizada com a orientação e supervisão de Dr Adriano Tavares, médico ginecologista e cooperador da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). A coordenadora da Atenção à Saúde da 8º GERES, Jackeline Lucena, estava presente na ação supervisionada de inserção de DIU e disse que o mutirão garante acesso e oportunidade das mulheres ao dispositivo intrauterino, um método seguro, eficaz e eficiente como a laqueadura tubária.