A Prefeitura de Lagoa Grande lamenta profundamente a morte do senhor José Pereira Borges, mais conhecido por Zé Roque do Lambedor. Zé Roque tinha 60 anos e sempre lutou para manter viva as tradições e a cultura herdadas pelos antepassados que eram escravos há quase 300 anos. Não é apenas a população de Lagoa Grande que lamenta a morte de Zé Roque, mas todos os sanfranciscanos.

“Infelizmente, perdemos um dos maiores nomes da nossa cultura. Zé Roque mostrou todo seu talento e levou o nome de Lagoa Grande em suas apresentações. Por meio das músicas de reisado e nas rodas de São Gonçalo, Lagoa Grande era transportada para várias regiões, além de um grande artista era uma pessoa muito querida. Nesse momento de dor, nosso desejo é de que o Senhor conforte os familiares, amigos e admiradores”, lamentou o prefeito.

A vice-prefeita, Catharina Garziera, também lamentou a morte de Zé Roque e afirmou que seu nome está marcado para sempre na história da cultura lagoa-grandense. “A morte silenciou uma grande voz de Lagoa Grande, um artista que levou alegria, cultura e o nome do nosso município  para outras cidades. Rogo a Deus, misericordioso, que dê entendimento e conforto no coração de familiares e amigos”, disse a vice-prefeita.

Com sua originalidade, Zé Roque deixou sua contribuição na cultura popular do município de Lagoa Grande quando foi membro do Conselho da Assistência Social, representando sua comunidade Quilombola. O mesmo fez parte da fundação da Comunidade Quilombola do Lambedor. Era músico, ator e cantor, tocava e cantava no reisado e nas rodas de São Gonçalo por toda região, foi um dos principais atores do espetáculo paixão de Cristo dos quilombolas.