Nesta terça-feira (05), a Psicóloga Iane Lima e a Assistente Social Gilvânia Calixta, lotadas na Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram de uma entrevista na Rádio Lagoa Grande FM sobre o declínio dos ganhos intelectuais ao longo das gerações em decorrência do uso abusivo e mal direcionado de telas e mídias digitais.

O tema foi capa recentemente da Revista Veja. Com o tema: O avanço da estupidez, as pesquisas mostram que a inteligencia do ser humano está regredindo. Nessa tratativa, no encontro, foi discutido o que tem feito os filhos ficarem menos inteligentes do que os pais, atribuindo ao consumo exagerado de redes sociais ou conteúdos menos estimulantes no que tange a atividade cerebral. Foi abordado ainda as consequências do uso mal direcionado das tecnologias na atualidade, principalmente entre crianças e adolescentes, o que pode comprometer a interação social, linguagem e concentração.

As profissionais sugeriram estratégias de enfrentamento para essa problemática, como a prática regular de atividade física, manter uma alimentação rica em nutrientes, ter uma rotina de sono, experienciar atividades novas e complexas, desenvolver atividades artísticas e ter hábito de leitura.

Foi pontuado também os programas da assistência social que são executados em Lagoa Grande que corroboram com o manejo de crianças e o desenvolvimento infantil, principalmente o programa criança feliz, que fornece às famílias participantes materiais educativos e estimulantes para os cuidadores replicarem com as crianças no dia a dia, o que favorece o desenvolvimento das funções cognitivas e os ganhos de intelecto.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support