Nesta terça-feira, 13 de abril, a Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Educação, realizou uma reunião para estudo da minuta do protocolo de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. O encontro foi realizado com a parceria das secretarias de: Saúde, Ação Social, Infraestrutura e Agricultura. Participaram também, o Conselho Tutelar, Conselhos Municipais, SINTELAG, gestores e coordenadores escolares, professores e pais de alunos.

A reunião buscou trazer à tona as questões de maior convergência com a garantia do direito à educação e, sobretudo, a garantia do direito à vida. O documento apresenta diretrizes elaboradas de forma colaborativa, por comissões constituídas através da portaria nº 072/2021 de 09 de fevereiro de 2021, considerando a legislação vigente, normativas estaduais, nacionais e orientações da Organização Mundial de Saúde, relativas ao novo coronavírus (COVID – 19).

No ensejo, a secretária de educação, professora Fabiana Ribeiro, explanou sobre os cuidados e a prioridade em garantir a segurança do aluno e dos profissionais em educação do município.

O documento é composto de 03 (três) partes:

Estratégias de adequação e segurança sanitária

Esta primeira parte trata dos cuidados relativos aos procedimentos de higienização das pessoas, dos ambientes da escola, das normas de segurança sanitária de infraestrutura, medidores de temperatura, definir os intervalos e a assimilação de novas atitudes, tal como os comportamentos de segurança sanitária e de higiene necessários no retorno às aulas presenciais.

Estratégias Pedagógicas.

A segunda parte do documento deve realizar orientações referentes ao processo Pedagógico, ou seja, trata do ensino e aprendizagem, apontando como o trabalho será retomado, definindo estratégias para a acolhida aos profissionais e alunos, bem como para a avaliação diagnóstica, o calendário letivo e o horário das aulas, sem esquecer de definir eixos para a formação continuada.

Estratégias Administrativas e de Comunicação.

Traz orientações administrativas, referentes aos servidores e alunos e de comunicação/divulgação de materiais, com o objetivo de orientar/informar estudantes, servidores e famílias sobre os procedimentos e cuidados com a Covid-19 no retorno às aulas presenciais, além de tratar das parcerias intersetoriais.