A Enoteca Francesco Luigi Pérsico, patrimônio do povo de Lagoa Grande, foi apresentada aos participantes do II Encontro Interinstitucional de Ciências, Pesquisa e Inovação do Vale do São Francisco, na tarde da segunda-feira (03). O encontro foi promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado de Pernambuco.

Acompanhada do chefe de Gabinete, Valman Rivas; do coordenador de Cultura, Edvaldo Barbosa e da analista Sandra Amaral, a secretária de educação Fabiana Ribeiro apresentou por meio de um vídeo a belíssima estrutura da Enoteca Luigi Pérsico, localizada no distrito de Vermelho. Fabiana discursou aos ouvintes do encontro e disse que Lagoa Grande é o destino certo para o apreciador do enoturismo.

“Uma Enoteca com essa estrutura não pode ficar abandonada Dr. Paulo e Lucas Ramos! A gente pode colocar alunos dentro dela, dar oportunidades aos nossos filhos, nossos netos, vamos dar oportunidades aos nativos de Lagoa Grande, muitos não têm a oportunidade de vir até a UPE ou a Univasf. Não temos uma extensão ou universidade em Lagoa Grande, mas a meta do prefeito Vilmar Cappellaro é implantar uma universidade na cidade. Mas é através de vocês e desse debate, que precisamos ter força e coragem para fazermos diferente. Precisamos de parceiros para que as coisas possam acontecer e tenho certeza que a Enoteca vai fazer a diferença no Vale do São Francisco”, disse a secretária Fabiana Ribeiro.

Vale destacar que a Enoteca Francesco Luigi Pérsico foi um dos empreendimentos elencados pelo Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS do Polo do Vale do São Francisco passível de apoio pelo PRODETUR NACIONAL PE.

O evento aconteceu na sala de reuniões do Conselho Universitário no prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina e contou com a presença do reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves; do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos; Ricardo André Oliveira Henriques, Diretor Técnico da Rio Sol e professores da Univasf.