O governador de Pernambuco Paulo Câmara, a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, o Secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes e Roberto Abreu (online), diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper) participaram de uma importante  reunião na Enoteca, distrito de Vermelhos, na tarde de ontem (11). Incumbidos pelo governador Paulo Câmara, que participou da reunião remotamente, o trio de secretários anunciaram as ações e os investimentos de infraestruturas para Lagoa Grande através do governo estadual.

Reconstrução da PE – 574, Rodovia da Uva e do Vinho

Uma das ações que foi anunciada pela secretária Fernandha Batista, foi a publicação no Diário Oficial de Pernambuco, do processo licitatório nº 013/2021, que tem como objeto, a contratação de empresa de engenharia para execução de obras de recuperação e adequação de capacidade da rodovia PE-574, a Rodovia da Uva e do Vinho, entre Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. A obra terá uma extensão de 62,15 km e um valor estimado em mais de R$ 31 milhões. A reconstrução da rodovia foi uma grande conquista do gestor. “Essa obra vai trazer grandes benefícios para o turismo da região e principalmente na escoação da produção local. A publicação está no diário e a previsão é que o processo licitatório seja concluído ainda no mês de junho e as obras levarão entre oito e dez meses para sua execução”, disse Fernandha.

Polo de desenvolvimento Econômico de Lagoa Grande

Roberto Abreu, diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, anunciou o futuro polo empresarial de Lagoa Grande. Abreu disse que duas empresas já estão confirmadas, em processo de assinatura de protocolo de intenções. As empresas são: uma atacadista de alimentos e uma fabricante de embalagens para uva. “Essas duas empresas terão investimentos consideráveis no município e vão inaugurar o polo empresarial da cidade. Enxergamos um potencial muito grande no desenvolvimento desse polo. Temos outras empresas que em breve serão anunciadas que vão ser instaladas aí na região. A AD Diper, Seinfra e a Compesa vão entrar com toda infraestrutura necessária para esse terreno de 23 ha que foi doado para o município”, pontuou Abreu.

Investimento para equipar a Enoteca

O Secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, também anunciou e assinou junto com o prefeito Vilmar Cappellaro, a vice-prefeita Catharina e o ex-prefeito Jorge Garziera, um convênio no valor de mais de R$ 236 mil para equipar a Enoteca. “Esse convênio visa equipar essa Enoteca, foi construída lá atrás, mas não está funcionando da maneira como deveria, com toda a sua capacidade. Serão equipamentos importantes, que vão dar capacidade e podermos explorar mais o enoturismo, por todos que deslocam para Lagoa Grande e conhecer a produção de uva, vinhos e sucos. Cappellaro, foi uma determinação do governador em firmarmos esse convênio e fazermos a promoção turística desta cidade e atrair cada vez mais visitantes”, disse Novaes.

O governador Paulo Câmara disse que o intuito do evento era anunciar as ações para Lagoa Grande, entre elas, a recuperação da PE – 574. “É muito importante acompanhar as obras, o trecho dessa rodovia é muito grande, serão mais de 62 km que vamos restaurar. Temos a responsabilidade com a Secretaria de Turismo em finalizar todo o projeto da Enoteca. O Polo Empresarial representa valores importantes na agregação de investimentos para o município. Investir em Pernambuco vale a pena, o prefeito Cappellaro e o ex-prefeito Jorge investiram em Lagoa Grande e hoje são exemplos de sucesso nas áreas públicas e privadas”.

O prefeito comemorou os investimentos anunciados pelo governo do estado através dos secretários e destacou que a reconstrução da Rodovia da Uva e do Vinho vai dar mais dignidade, fortalecendo o desenvolvimento local. “Agradeço ao governador Paulo Câmara por ter acreditado na nossa região, aos seus secretários por estarem fazendo os anúncios de investimentos para reconstrução da PE-574, Enoteca e o Polo de Desenvolvimento Econômico. Essas ações vão abrir mais espaço e darão muito mais oportunidades ao nosso povo”.